Para configurar os itens opcionais dos seus produtos, temos alguns passos a seguir:
Primeiro passo: Criar o grupo opcional
No seu Azata vá até o menu Catálogo de Produtos < Grupo Opcional
Nessa tela vá até a opção Adicionar Grupo de Opcionais
Na tela que abrir preencha o Nome, Permite observação e situação.
O campo permite observação irá liberar uma caixa de texto onde o cliente final poderá inserir um texto livre.
Após vamos clicar em Gravar Grupo de Opcionais
Se desejar colocar opções para o cliente marcar pode ser adicionado tais opções nesse botão Adicionar destacado na imagem acima.
Ao clicar no Adicionar abrirá uma tela, conforme imagem abaixo, onde se pode ser preenchido o nome da opção , a descrição, referência e inclusive o Valor Adicional em cima dessa opção.
Após basta clicar no Salvar e assim ir adicionando as opções, segue abaixo exemplo de uma opção de cores criada para ser inserido em um produto, porém no exemplo abaixo não é permitido ao usuário digitar observações:
Segundo Passo: Associar o grupo ao(s) Produto(s)
Vá até o menu na opção Catálogo de produtos < Produto e lá localize o produto que deseja associar a esse grupo opcional recém criado.
Estando no cadastro do produto, vá até a caixa Opcionais conforme destacado na imagem e ali ao lado clique no Adicionar Opcional, e então selecione o Grupo de opcionais que desejar vincular. E por fim Grave o Produto.
Com isso, quando você for até o site nesse produto, irá aparecer as opções que vinculou no grupo de opcionais.
Em caso de dúvidas contate a Azata.