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Loja virtual B2B (Lojista ou atacadista)

Loja virtual para atacado (loja B2B) é uma loja virtual onde uma empresa vende para outras empresas. Seja atacado ou varejo, seja produtos ou serviços. Est

Uma loja virtual B2B é uma loja virtual que vende para lojistas ou atacadistas. Em outras palavras, é uma loja que vende para outras empresas, em outras palavras: empresas encarregadas da revenda do produto.

Normalmente quem tem esse tipo de comércio eletrônico são fábricas, confecções ou mesmo atacados, mas não fica limitado a isso. Mas atualmente é super comum ver lojas virtuais para atacados, ou mesmo atacado e varejo no mesmo site.

Além disso, um e-commerce B2B é de uma forma geral, é uma loja virtual normal com algumas pequenas diferenças, se comportando mais como um sistema de pedidos do que de compras, listamos algumas das principais diferenças:

  • Cadastro somente de CNPJ e precisa ser aprovado/aceito pela empresa.
  • Cadastro normalmente envolve limite de créditos, pedidos mínimos e máximos;
  • Geralmente o login do cliente é feito pelo CNPJ e não pelo e-mail.
  • É comum que os clientes consigam ver o estoque real disponível.
  • O site tem facilidades para compra de maiores quantidades, como grades de tamanho etc.
  • A compra normalmente não é finalizada na hora e é criada como um orçamento ou uma solicitação.
  • Finalização e checkout são simplificados, pois o pagamento, muitas vezes, é feito em um segundo momento.
  • A integração com o sistema de Notas Fiscais é de vital importância e precisa funcionar de forma transparente e intuitiva.

A parte do pagamento é a mais diferente, pois normalmente o cliente escolhe entre pagamento à vista, boletos ou mesmo cheque, mas a cobrança só é efetuada após o produto ser produzido ou enviado, então o pagamento normalmente não é gerenciado de forma automática. Apesar disso, algumas empresas já estão aplicando pagamento automático para lojas virtuais B2B da mesma forma que uma loja tradicional.

Vendedores ou representantes na loja virtual

Um dos aspectos mais importantes em se tratando de fábricas e atacadistas é o vendedor. Parte importante das vendas da empresa, os vendedores precisam ser valorizados e integrados à realidade das vendas online. Para isso, as empresas podem adquirir um sistema de força de vendas, um software para que os vendedores possam fazer suas vendas externas. 

Nós fomos além, criamos um “Módulo de vendas”, que gera uma integração muito grande entre o vendedor e o e-commerce. É como um força de vendas na própria loja virtual, através do qual o vendedor pode fazer pedidos para seus clientes, ver suas vendas e comissões, ver um mapa com seus clientes e área de atuação. Esse módulo aproxima o vendedor do e-commerce.

Redes sociais e marketing digital

Atualmente é Imprescindível tem um ótimo trabalho em redes sociais e o marketing digital como um todo. Uma loja virtual de sucesso é uma loja virtual que tem muitas visitas e por fim, muitas vendas. O trabalho do marketing no B2B é um pouco diferente, neste caso o B2B pode atacar algumas das vantagens de venda de produtos e outros detalhes especiais que existem em sua loja.

Loja mista ou B2A

A Azata Plataformas de Vendas tem uma solução inovadora para a realidade brasileira, que chamamos de B2A ou “Business to all”. É uma loja mista que torna possível vender para consumidor final, lojista, atacadista, tudo em um só lugar.

Através da criação de perfis de clientes, é possível ter comportamentos bem distintos na mesma loja virtual. É possível ter preços diferentes, utilizando ajustes percentuais ou tabelas de preços, promoções por tipo de cliente, produtos disponíveis para cada caso (podendo usar o mesmo estoque ou estoques separados), e fretes e formas de pagamento diferenciados para cada perfil de cliente.

Ou seja, são duas lojas em uma, com o mesmo visual, mesmo endereço eletrônico. Exemplificamos em duas, mas é possível criar tantos perfis quanto for necessário. Temos clientes que chegam a utilizar 7 ou 8 perfis/lojas diferentes em uma só: eles vendem para consumidor final, mantém uma lista de consumidores finais especias que tem um desconto extra, tem preços e condições para lojista e outras situações diferenciadas para seus atacadistas, além de permitirem a compra por parte dos funcionários e as filiais podem fazer pedidos do estoque da fábrica, no mesmo site. Quem administra tem acesso a tudo integrado em um mesmo local.

 

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