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Loja virtual B2B (Lojista ou atacadista)

Loja virtual para atacado (loja B2B) é uma loja virtual onde uma empresa vende para outras empresas. Seja atacado ou varejo, produtos ou serviços.

Uma loja virtual B2B é uma loja virtual que vende para lojistas ou atacadistas. É o caso onde uma empresa que vende para outras empresas (business to business), em outras palavras: uma venda entre empresas realizada por um meio digital.

B2B é significa Business to Business, do inglês, que significa “empresa para empresa”, refere-se a um modelo de negócio de venda de produtos e/ou serviços de uma firma para outra.

Normalmente quem tem esse tipo de comércio eletrônico são industrias, fábricas, confecções ou mesmo atacados, mas não fica limitado a isso. Os produtos que são vendidos neste caso podem ser usados para consumo, para revenda, ou mesmo a nível de matéria prima.

Principais diferenças entre e-commerce B2B e E-commerce B2C.

Como é conhecido, uma loja virtual B2C , é uma loja virtual que vende diretamente para consumidor final, e um e-commerce B2B é de uma forma geral, é uma loja virtual normal, mas com algumas pequenas diferenças

Algumas vezes a loja acaba se comportando mais como um sistema de pedidos do que de compras diretas.

Levando em conta os casos mais comuns, listamos algumas das principais diferenças.

 B2BB2C
Perfil do clienteCadastro somente de CNPJ e precisa ser aprovado/aceito pela empresa. Avaliação de proposta e créditos. Atendimento pelo representante.Cadastro de pessoa física que já sai comprando na hora. Atendido pelo site ou suporte do site.
PrecificaçãoValores normalmente só disponíveis após cliente efetuar seu login/entrar. Preços variam de acordo com perfil da empresa e diversos outros fatores.Preços disponíveis diretamente, mesmo sem login.
Limite de créditoPara efetuar compras, principalmente a primeira o limite de crédito precisa de liberado através de uma consulta dos dados da empresa.Não existe controle de limite de crédito, pois o pagamento é antecipado.
Pedido mínimoÉ comum a exigência de pedido mínimo. Seja pelo valor, ou mesmo pela quantidade.Sem pedido mínimo.
LoginGeralmente o login do cliente é feito pelo CNPJ e não pelo e-mail.Geralmente login é por e-mail.
EstoqueÉ comum que os clientes consigam ver o estoque real disponível.Estoque real nem sempre disponível ao público.
SiteSite tem facilidades para compra de maiores quantidades, como grades de tamanho etc.Site focado na compra rápida por impulso.
FinalizaçãoA compra pode passar pela aprovação ou determinação de um representante comercial, sendo tratado como um orçamento ou solicitação até este momento.É feita a finalização e o pagamento.
PagamentoPagamento muitas vezes efetuado em segundo momento.Pagamento efetuado na hora.
Integração com ERPA integração com o sistema de Notas Fiscais é de vital importância e precisa funcionar de forma transparente e intuitiva.A integração é importante mas pode-se trabalhar sem ela.

A parte do pagamento é a mais diferente, pois normalmente o cliente escolhe entre pagamento à vista, boletos ou mesmo cheque, mas a cobrança só é efetuada após o produto ser produzido ou enviado, então o pagamento normalmente não é gerenciado de forma automática. Apesar disso, algumas empresas já estão aplicando pagamento automático para lojas virtuais B2B da mesma forma que uma loja tradicional.

Vendedores ou representantes na loja virtual

Um dos aspectos mais importantes em se tratando de fábricas e atacadistas é o vendedor. Parte importante das vendas da empresa, os vendedores precisam ser valorizados e integrados à realidade das vendas online. Para isso, as empresas podem adquirir um sistema de força de vendas, um software para que os vendedores possam fazer suas vendas externas. 

Nós fomos além, criamos um “Módulo de vendas”, que gera uma integração muito grande entre o vendedor e o e-commerce. É como um força de vendas na própria loja virtual, através do qual o vendedor pode fazer pedidos para seus clientes, ver suas vendas e comissões, ver um mapa com seus clientes e área de atuação. Esse módulo aproxima o vendedor do e-commerce.

Redes sociais e marketing digital

Atualmente é Imprescindível tem um ótimo trabalho em redes sociais e o marketing digital como um todo. Uma loja virtual de sucesso é uma loja virtual que tem muitas visitas e por fim, muitas vendas. O trabalho do marketing no B2B é um pouco diferente, neste caso o B2B pode atacar algumas das vantagens de venda de produtos e outros detalhes especiais que existem em sua loja.

Vantagens de um e-commerce B2B

Dentre as principais vantagens de uma venda online B2B destacamos.

Agilidade e competitividade: a venda online trás agilidade e competitividade para a empresa.

Área de atuação amplificada: a empresa pode passar a atender a todo o Brasil, mesmo as áreas mais longínquas, não dependendo mais de vendedores ou representantes em todos os campoa.

Fidelização do público: sabemos da grande importância dos vendedores e representantes no mundo de vendas B2B, mas eles não podem estar em todos clientes ao mesmo tempo, com uma loja online vendendo 24x7, os clientes que perderam a visita dos representantes podem efetuar a compra diretamente do site.

Diferencial da Azata

A Azata Plataformas de Vendas tem uma solução inovadora para a realidade brasileira, que chamamos de B2ALL ou “Business to all”. É uma loja mista que torna possível vender para consumidor final, lojista, atacadista, tudo em um só lugar.

Através da criação de perfis de clientes, é possível ter comportamentos bem distintos na mesma loja virtual. É possível ter preços diferentes, utilizando ajustes percentuais ou tabelas de preços, promoções por tipo de cliente, produtos disponíveis para cada caso (podendo usar o mesmo estoque ou estoques separados), e fretes e formas de pagamento diferenciados para cada perfil de cliente.

Ou seja, são duas lojas em uma, com o mesmo visual, mesmo endereço eletrônico. Exemplificamos em duas, mas é possível criar tantos perfis quanto for necessário. Temos clientes que chegam a utilizar 7 ou 8 perfis/lojas diferentes em uma só: eles vendem para consumidor final, mantém uma lista de consumidores finais especias que tem um desconto extra, tem preços e condições para lojista e outras situações diferenciadas para seus atacadistas, além de permitirem a compra por parte dos funcionários e as filiais podem fazer pedidos do estoque da fábrica, no mesmo site. Quem administra tem acesso a tudo integrado em um mesmo local.

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