Os consumidores estão usando com uma frequência crescente as lojas online (ou e-commerce). Muitos têm descoberto as comodidades e facilidades de fazer compras sem sair de casa. Praticamente todo mundo possui um celular, que pode ser usado para realizar pedidos e compras rapidamente. Nesta nova época, as empresas que possuem uma loja online têm vantagens e potenciais que não podem ser desprezados. Uma loja online é uma vitrine e um ponto de vendas para todos que estão na internet, independentemente do horário e do local físico em que estiverem. O cliente acessa um endereço eletrônico, escolhe o produto, informa seus dados cadastrais e endereço e por fim efetua o pagamento, seja através de cartão, pix, boleto ou outros.
Uma loja online permite a automação das vendas através do marketing digital. Caso você já tenha um Facebook ou Instagram pode ser feita a integração destes com a sua loja, para aumentar ainda mais suas vendas. É uma ferramenta especializada, trabalhando como uma máquina de vendas. Empresas pequenas, médias e grandes estão usando estes recursos digitais para aumentar suas vendas diariamente.
Um dos termos que debatemos quando começamos a estudar sobre loja online é o B2B/B2C. B2C significa Business to Consumer, numa tradução livre "Negócio para consumidor", ou seja, quando a sua loja vende para cliente final. Já o B2B é “Negócio para Negócio”, ou seja, quando sua loja vende para outras empresas, normalmente para revender esse produto.
Ecommerce B2C é muito útil, pois lojas físicas podem atender consumidores em lugar que antes não tinham alcance e as fábricas e atacados podem atender o consumidor final diretamente. Com um modelo de negócio, um público alvo bem definidos e com a plataforma de lojas virtuais correta, o sucesso está garantido.
A Azata Vendas Online é uma plataforma de e-commerce, que atende além de outros ramos o B2C. O Comércio eletrônico está em franco crescimento e o e-commerce B2C é uma das maiores fatias do mercado atual no Brasil.
Com a Azata Lojas Virtuais é possível gerar experiências de compra aos seus clientes atráves das mais diversas facilidades e configurações que o sistema contém.
Principais etapas de construção de uma loja virtual
Algumas pessoas têm dificuldade de compreender as principais etapas para montar sua loja virtual, aqui vai uma lista delas:
- Contratar uma plataforma
- Deteminar um layout/visual pra sua loja
- Cadastrar seus produtos de forma minuciosa para que sejam encontrados pelo Google (ou importar do seu sistema de vendas - ERP).
- Configurar seus tipos de fretes, seja motoboy, Correios, retirada pelo cliente ou mesmo outras transportadoras.
- Configurar um ou mais gateways/formas de pagamento, como por exemplo: Safe2Pay, Pagseguro. Pagar.me, Cielo, Getnet entre outras.
- Exportar seus produtos para as ferramentas de marketing: Google, Facebook ou Instagram e criar campanhas de divulgação dos mesmos.
- Receber seus clientes virtualmente através de um site bonito que funciona bem em celular, tablet ou computador.
- Vender e enviar seus produtos para o cliente.
- Efetuar o pós-venda, automatizado e/ou personalizado.
Detalhes importantes de uma loja virtual
Alguns detalhes importantes que uma loja online deve possuir:
- Uma loja virtual deve permitir o cadastro de grande quantidade de produtos, sejam físicos ou digitais.
- Deve ter checkout transparente, ou seja, finalização da compra e pagamento feito direto no site, sem abrir outros sites ou pop-ups/janelas.
- Deve permitir diversas integrações com gateways de pagamento (formas de pagamentos) e gateways de frete.
- Um E-commerce deve possibilitar a criação de promoções de preços e fretes.
- Uma loja virtual deve ter um bom rankeamento no Google (SEO).
- Deve ter um visual limpo e bonito, personalizado para cada cliente.
- Em se tratando de fábricas ou confecções: deve possibilitar vender para clientes finais e atacadistas ao mesmo tempo.
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Algumas vantagens de ter uma loja virtual
- Uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, com todos seus produtos disponíveis para compra a qualquer momento, possibilitando aumento em suas vendas.
- Com sua loja aberta ao público você tem a possibilidade de adquirir clientes do país inteiro - ou do mundo - sem se limitar ao escopo regional. Isso é mais um fator que aumenta significativamente suas vendas.
- Uma das grandes vantagens da venda online é que não existe fiado. Primeiro o seu cliente paga, depois você envia a mercadoria. Isso aumenta a sua liquidez.
- Sem necessidade de uma loja física com ponto destacado, showroom, vitrine... Reduzindo extremamente seus custos operacionais. O investimento em abrir uma loja virtual é bem menor do que o de uma loja física.
- Em 2021, ter um E-commerce gera credibilidade para a sua empresa, demonstra que ela está atualizada e organizada. Além de gerar uma visibilidade online que não seria possível sem este serviço.
Algumas vantagens da Plataforma de Vendas Azata
- Equipe especializada com anos de mercado.
- Projeto e atendimentos personalizados.
- Sistema criado do zero, nada de frameworks como Magento ou Wordpress. Nós fabricamos nosso sistema, o que facilita muito a segurança, manutenção e suporte.
- Somos seres humanos atendendo, não robôs.
- Monitoramento 24h: criamos ferramentas que monitoram os sites e nos informam caso seja necessária alguma ação humana.
- Painel administrativo que te entrega todas as informações
- Toda loja configurável pelo cliente, de uma ponta a outra.
Painel principal da Plataforma de Vendas Azata