ç
Logo Azata Plataforma de vendas Azata - Plataforma de vendas

Carregando...

O que é soft 404? E o que ele tem a ver com o erro 404 ?

O soft 404 é um erro retornado pelo Google Search Console quando ele encontra a página mas ela tem pouco ou nenhum conteúdo.

Postado em 06/07/2022 por Eduardo Bonfandini na categoria SEO - Search Engine Optimization - Visitas orgânicas

Se você trabalha com sites a algum tempo, já deve ter se deparado com o termo "soft 404". O Google Search Console pode ter enviado um e-mail notificando você sobre sobre erros soft 404 em seu site. Mas o que são esses erros?  Porque eles acontecem? Como resolvemos? Bora descobrir! 

erro-404Cada página da internet tem um "código de retorno", o código de sucesso, de uma página normal é o 200. Geralmente, qualquer código entre 400 e 499 indica que a página não foi carregada. O código de resposta 404 carrega um significado bem específico – que a página realmente desapareceu e provavelmente não voltará tão cedo.

O Soft 404 é quando o seu site retornou sucesso 200, mas o Google não achou o conteúdo relevante, achando que foi uma página não encontrada.

Vou explicar com exemplos.

  • Um página de categoria de produtos de um e-commerce que não tenha nenhum produto listado é um soft 404.
  • Uma página de produto com poucas fotos, título e valor, é um soft 404.
  • Uma página de um blog que só tenha título e nenhum conteúdo, é um soft 404.
  • Qualquer página que tenha nenhum ou pouco conteúdo, é um soft 404.

Então, basicamente, páginas com erros soft 404 são páginas que não existem ou não deveriam existir, mas ainda existem de acordo com a programação do site. Confuso, certo? Se é confuso para você como leitor, pense em como os mecanismos de pesquisa ficam confusos com isso.

Um erro soft 404 não é um código de retorno padrão, mas um rótulo que os mecanismos de pesquisa adicionam para ajudá-los a entender essas páginas e ignorá-las como acharem melhor. Esses erros aparecem em ferramentas como o Google Search Console e você deve fazer o possível para corrigi-los.

Não pense que isso nunca acontece. Acontece muito, especialmente em CMS como o WordPress. Existem muitas páginas geradas automaticamente, totalmente vazias. Aqui está um exemplo rápido. Basta fazer uma nova tag no WordPress, deixá-la vazia e visitá-la em seu site. Abra as ferramentas de desenvolvedores do seu navegador e você verá que a página receberá uma mensagem de status 200 enquanto também exibe uma grande mensagem de nada encontrado.

Tadaa, você criou um erro soft 404.

Soft 404 pode prejudicar sua indexação no Google?

Sim, pois os motores de busca odeiam tropeçar em links mortos. Muitas vezes são um sinal de má manutenção e falta de respeito pela experiência do usuário. No caso de erros soft 404, eles podem ser mais confusos para os mecanismos de pesquisa porque o resultado esperado é diferente do resultado real. Ao informar aos mecanismos de pesquisa que a página é real, ela será rastreada e poderá acabar nos resultados da pesquisa.

É uma má prática ter páginas defeituosas, vazias rastreadas. Ter muitos erros em seu site pode afetar negativamente sua eficiência de rastreamento, ou seja, a maneira como o Google vê e rastreia seu site.

Onde eu descubro se tenho soft 404?

Você pode encontrar todos os erros soft 404 em seu site no relatório de cobertura do Google Search Console. Você pode clicar no erro marcado 'URL enviado parece ser um Soft 404' para ver uma visão geral das páginas que apresentam erros.

searchconsole-soft-404-png

Como eu corrigo um soft 404?

A forma como você corrige os erros soft 404 depende da página e do que você deseja que ela faça. Você tem duas opções.

1 - Realmente informar o código 404, quando possível. As vezes isso vai depender de programação.

2 - Colocar conteúdo relevante na sua página para que o Google considere a sua página como algo relevante.

E como a Azata lida com o soft 404.

A plataforma de lojas virtuais Azata, não retorna nenhum soft 404, e tem diversos controles para evitar que o Search Console trata as página dessas forma. 

Inclusive programamos alertas em todos os cadastros para evitar que um cadastro seja muito simples e gere o soft 404. Esses alertas existem nos produtos, categorias, coleções e marcas.

azata-evita-soft-404-png

Ainda não tem uma conta do Google Search Console? Você está perdendo recursos essenciais que podem ajudá-lo a melhorar seu site. Aqui está o nosso guia para iniciantes do Google Search Console - ele ajuda você a começar.

 

Azata - Loja Virtual - Lajeado - RS